A música clássica, sem sombra de dúvidas, é rica em sons e formas, e encanta aqueles que verdadeiramente apreciam a música. Além disso, ela inspira diversos compositores e cantores ao redor do mundo. 

Sua história percorreu vários séculos, é um gênero musical que abriu a janela da criatividade humana e da expressão artística. Se você quer saber mais sobre esse estilo musical e como começar a estudá-lo.

Você que está começando a explorar esse mundo da música clássica, aqui é o seu lugar. Aqui você conhecerá alguns compositores, que podem ser o seu ponto de partida para adentrar o universo da música clássica.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, neste post você saberá por onde e como começar a estudar música clássica.

História da Música Clássica

Para entender e conhecer mais sobre a música clássica é preciso primeiro conhecer sua história e origem. 

A música clássica se originou na Grécia e Roma antigas, e ao longo do tempo foi se modificando e se formando na Europa durante a Idade Média, que é mais parecida com a música clássica que conhecemos atualmente. A história da música clássica pode ser dividida em várias épocas, cada uma com sua individualidade, o que será abordado abaixo:

Idade Média (c. 500-1400): 

Durante a idade média a música era sacra, ou seja ligada a Igreja, e era predominantemente vocal, feita pelo o coral e normalmente com o acompanhamento do Órgão. 

O estilo de canto dessa época foi a música gregoriana, que consistia em cantos religiosos e devotos.

Renascentista (c. 1400-1600): 

No período renascentista, a música foi se desenvolvendo mais e se destacou pela multiplicidade de sons, onde várias linhas melódicas são combinadas de forma harmoniosa. 

Os compositores exploraram mais a expressividade e a complexidade das notas musicais, muitas de suas obras ainda são apreciadas atualmente.

Barroco (c. 1600-1750): 

Assim como na arte, a música durante o período barroco foi marcada pela sua exuberância e ornamentação. 

Alguns exemplos de compositores deste período foram Johann Sebastian Bach e Georg Frideric Handel que dominaram essa era com suas obras.

Clássico (c. 1750-1820): 

No período clássico a música estava mais focada na estrutura formal do que na emoção. As formas musicais como a sonata e o quarteto de cordas se consolidaram nesse período. 

Compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven e Joseph Haydn foram figuras centrais na era clássica, cujas composições são fundamentais.

Romântico (c. 1820-1900): 

No período do romantismo na música houve maior ênfase na emoção e na expressão pessoal, em contramão ao período clássico. Os compositores românticos estavam mais preocupados com os sentimentos intensos, em explorar novas possibilidades harmônicas e em criar paisagens sonoras. 

Alguns dos nomes mais conhecidos desse período são: Richard Wagner, Frédéric Chopin e Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Século XX e Contemporâneo (1900-presente): 

A partir do século XX houve uma explosão de estilos e inovações na música, desde o impressionismo até a música eletrônica. Compositores como Igor Stravinsky e Arnold Schoenberg desafiaram as convenções estabelecidas e exploraram novas técnicas composicionais. 

A música clássica continua a evoluir, incorporando influências de diversas culturas, pessoas e pensamentos.

Dicas para Iniciar o Estudo da Música Clássica

Se você ainda não sabe como começar a estudar música clássica, aqui vão algumas dicas que irão te auxiliar:

  1. Comece com Obras Famosas; 
  2. Estude a História Da Música Clássica;
  3. Utilize Recursos Educacionais;
  4. Visite Concertos e Óperas;
  5. Conheça Diversos Estilos e Compositores;
  6. Leia e Ouça Junto.

1. Comece com Obras Famosas: 

Ouça as obras mais conhecidas dos compositores mencionados para ter uma ideia do estilo, de como cada período tem sua particularidade. Dessa forma você estará mais imerso na música clássica.

2. Estude a História Da Música Clássica: 

Entender o contexto histórico e cultural de cada período pode enriquecer sua apreciação da música. Uma dica é pesquisar sobre a vida dos compositores e as influências que eles tiveram em cada época, as características de cada compositor, e com isso ficará mais fácil identificar cada obra e compositor.

3. Utilize Recursos Educacionais: 

Atualmente existem muitos recursos online, como vídeos, podcasts e cursos sobre música clássica. Plataformas como YouTube e sites de streaming de música oferecem acesso a música clássica. 

4. Visite Concertos e Óperas:

Quanto maior for o seu contato com a música clássica, mais você a conhecerá, então assistir a apresentações ao vivo pode ser uma maneira emocionante de vivenciá-la. 

Procure eventos locais que você possa apreciar obras ao vivo. Caso isso não seja possível procure por vídeos no Youtube.

5. Conheça Diversos Estilos e Compositores: 

Há uma variedade de compositores e estilos musicais na música clássica. Por isso, não se limite a um período ou estilo.

Conheça diferentes épocas e compositores para expandir seu repertório musical e para que você tenha uma compreensão mais completa.

6. Leia e Ouça Junto: 

Uma boa estratégia para estudar música clássica é ler livros e anotações sobre as obras, isso vai fazer com que você melhore sua compreensão enquanto escuta a música. 

Fazendo isso você poderá identificar mais facilmente as estruturas musicais e também apreciar os detalhes mais sutis.

Se você não sabe quer algumas sugestões de quais músicas escutar basta clicar aqui.

Compositores para Começar a Estudar

Já vimos a história da música clássica e algumas dicas para começar a estudá-la. Agora veremos os seus principais compositores, que é muito útil conhecer alguns dos mais influentes para começar a sua jornada na música clássica. Aqui estão alguns dos compositores mais influentes de alguns períodos distintos da música clássica:

Johann Sebastian Bach (1685-1750): 

Bach é um compositor do período barroco, considerado um dos maiores compositores da história. Suas obras são conhecidas pela complexidade e pela perfeição técnica. Você pode começar com suas “Invenções e Sinfonias”, e também as suas “Cantatas”.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): 

Um dos compositores mais célebres da era clássica, Mozart tem suas obras conhecidas por sua beleza melódica e estrutura clara. Você pode ouvir suas sinfonias, como a “Sinfonia No. 40”, e também suas óperas, como “A Flauta Mágica” e “Don Giovanni”.

Ludwig van Beethoven (1770-1827): 

Beethoven foi uma figura central durante a transição do período clássico para o romântico. Sua música é marcada pela profundidade emocional. Comece ouvindo suas “Sinfonias” (em particular a “Sinfonia No. 9”) e suas “Sonatas para Piano”

Frédéric Chopin (1810-1849): 

Um dos compositores mais importantes do período romântico, Chopin é conhecido principalmente por suas obras para piano. Suas “Nocturnas” e “Études” são fundamentais para entender a expressividade e a técnica pianística do romantismo. Uma das suas obras mais famosas é a “Nocturne op. 9 no. 2”.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893): 

Tchaikovsky foi um compositor russo, famoso por suas composições emotivas e para balés. Alguns de seus balés, como “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”, são excelentes exemplos de seu talento para a melodia e a dramaticidade.

Igor Stravinsky (1882-1971): 

Stravinsky foi um compositor, pianista e maestro e foi um dos compositores mais destacados na música do século XX, conhecido por sua inovação e diversidade. Sua obra “A Sagração da Primavera” é um marco da música moderna e demonstra seu impacto na música do século XX.

Philip Glass (1937-presente): 

Glass é um dos compositores mais importantes da música contemporânea, conhecido por seu estilo minimalista. Suas “Óperas” e “Músicas de Filme” são exemplos do uso de padrões repetitivos em contextos modernos.

O universo da música clássica:

A música clássica é um universo extenso, complexo e belo, que vale a pena ser descoberto, repleto de obras e compositores que moldaram a história da música ocidental. Ao mergulhar nesse campo, você descobrirá um mundo de emoção que continua a tocar o coração de muitas pessoas.

E se você ficou curioso para saber mais sobre a música clássica e gostaria de aprender como ler partituras, te convido a comprar um ebook que te ajudará a aprender a ler partituras. 

 

Nele você poderá compreender a complexidade das notas, a emoção de melodias e muito mais. Este ebook não é apenas para quem toca, mas é também para você que deseja saber mais sobre a música clássica e a aprecia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *